Localizada na saída da bexiga urinária onde a urina é armazenada, envolvendo a uretra e a frente do reto, a próstata é uma glândula em forma de noz que faz parte do sistema reprodutor masculino.

Um dos seus principais papéis é injetar fluído na uretra à medida que o esperma se move atrás dela, durante o clímax sexual. Este fluído, que ajuda a compor o sêmen, energiza o esperma e torna o canal vaginal menos ácido.

É comum que a próstata aumente à medida que o homem envelhece, esta condição é conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), ou hipertrofia prostática benigna. A medida que a próstata aumenta, a cápsula que a envolve para de expandir, e vai pressionando a uretra como uma braçadeira de mangueira de jardim. A parede da bexiga se torna mais espessa e irritável, a bexiga começa a contrair mesmo quando tem pouca quantidade de urina, causando uma micção mais frequente.

A bexiga enfraquece, perde sua capacidade de esvaziar, a urina fica para trás, causando muitos dos problemas associados com HPB.

Sintomas

Os sintomas do HPB variam, mas os mais comuns envolvem alteração na micção:

·         Hesitante, interrompida, fluxo fraco

·         Urgência e perda urinária o gotejamento

·         Micção mais frequente, especialmente a noite

O tamanho da próstata nem sempre determina quão severa a obstrução, ou os sintomas serão.

Como a Osteopatia pode te ajudar:

O sistema de pressão é muito importante para a fisiologia da próstata, restrições na região abdominal e pélvica aumenta a pressão alterando o funcionamento da próstata.

O objetivo do tratamento é liberar a tensão fascial e aumentar a circulação que envolve a próstata, avaliando todo o arcabouço ósseo, região abdominal e pélvica