O nervo vago (N. craniano X) contém fibras da porção cranial do parassimpático (parte do sistema nervoso autônomo) do pescoço, do tórax e de partes dos órgãos da cavidade abdominal, ele se estende através da bainha carótida do pescoço.

No nosso corpo temos o sistema nervoso autônomo, composto pelo sistema nervoso simpático e parassimpático, que tem como função manter a homeostasia (equilíbrio) de todas as células e órgãos do nosso corpo. Uma das funções do nervo vago é equilibrar as funções do sistema nervoso autônomo, como por exemplo; regular a frequência cardíaca, a digestão, fígado, o bom funcionamento do intestino, sono.

Alguns estudos demonstram que pessoas que sofrem de ansiedade podem apresentar uma hipersensibilidade no nervo vago, ou seja, quando ocorre a ansiedade nosso corpo desequilibra, coração acelera, temos sensação de falta de ar, fraqueza, diarreia etc.

Com o tratamento osteopático, quando detectamos sinais ou alguma restrição no trajeto desse nervo, conseguimos estimular e melhorar seu funcionamento para favorecer exatamente o efeito contrário, relaxar. A estimulação do nervo vago também pode produzir efeitos na dor e processos inflamatórios.

Outras maneiras de estimular o nervo vago

  • Respiração diafragmática
  • Meditação
  • Yoga
  • Exercícios moderados
  • rir

Dr. Alexandre Guerra – Osteopatia

www.posturaesaude.com.br

Contato

Desenvolvido por corujas.dev