Consciente da importância do alongamento para melhorar a postura e flexibilidade do corpo, apresento uma série de exercícios de alongamento.
A freqüência dos exercícios e fundamental para uma melhora efetiva.
- Em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros e os joelhos semiflexionados, contraia o abdômen e deixe os braços semiflexionados ao longo do corpo. Olhe para cima e procure alongar a parte frontal do pescoço. Mantenha-se nesta posição por 20 segundos.
- Na mesma posição do exercício 1, agora apóie as duas mãos atrás da cabeça, forçando-a para baixo, “encostar o queixo no tórax”, sentindo alongar a parte posterior do pescoço. Mantenha-se por 20 segundos.
- Mesma posição que os exercícios anteriores, agora coloque sua mão esquerda sobre a cabeça aproximando da orelha direita, puxe a cabeça em direção do ombro esquerdo, o alongamento será sentido na lateral do pescoço direito. Mantenha-se por 20 segundos, repita do lado contrario.
- Em pé com as pernas afastadas na largura dos ombros e os joelhos semiflexionados, projete o peito à frente unindo as mãos atrás do corpo, force o braços no sentido de afastá-lo do corpo. O alongamento será sentido na região do peito, e braços. Mantenha-se por 20 segundos.
- Deitado de barriga para cima com a cabeça e as costas apoidas no chão, abrace os joelhos semiflexionados de encontro ao peito, mantendo os pés relaxados. Esse exercício serve mais como relaxamento da musculatura lombar. Mantenha-se por 30 segundos.
- Mesma posição que o exercício 5, em seqüência, agora estenda os braços acima da cabeça, e flexione os tornozelos em direção a sua cabeça, deixando a cabeça relaxada Procure inspirar “puxe o ar”, buscando inflar a caixa torácica, expire “solte o ar” relaxando todo o corpo. Mantenha-se por 30 segundos.
- Sentado sobre os calcanhares, incline o tronco à frente, mantendo os braços estendidos com as palmas das mãos apoiadas no chão. Encoste o queixo no peito. Este alongamento enfatiza praticamente toda a musculatura das costas. Mantenha-se por 30 segundos.