O sedentarismo faz parte da sociedade atual, mas você já parou para pensar quanto tempo da sua vida você fica sentado?

A falta de atividade física no trabalho aumenta os problemas posturais e a obesidade, é o que mostram os estudos recentes, as pessoas gastam menos calorias do que nas décadas passadas.

Se você passa o dia todo sentado essa postura pode ser prejudicial a sua saúde. Muitas profissões exigem que o indivíduo fique sentado por muito tempo, quem trabalha em escritório, ou como motorista, ou mesmo na sua casa, por exemplo, precisa tomar alguns cuidados com o corpo.

Malefícios

Um dos grandes problemas de ficar muito tempo sentado é o comprometimento da coluna vertebral. Quando estamos sentados os discos intervertebrais ficam pressionados podendo causar inflamações nas raízes nervosas, causando dores nas costas e provavelmente desvios posturais, encurtamentos musculares, circulação comprometida devido à compressão dos vasos sanguíneos, “o sangue não circula direito”.

Não podemos esquecer-nos da obesidade, quando você não se movimenta o metabolismo fica mais lento e sua queima calórica é menor, associado a outros fatores como falta de exercício e pré-disposição pode levar ao sobrepeso.

Dicas

· Espreguiçar-se constantemente.

· Alongar-se.

· Tenha um local de trabalho ideal.

· Sente-se sempre com a coluna reta e sobre os ísquios (ossinhos arredondados do bumbum).

· Quando sentado distribua o peso do corpo igualmente, isso significa que você não deve cruzar as pernas ou sentar sobre os pés.

· Se trabalhar sentado, levante-se a cada 50 minutos para caminhar e alongar-se.

· Alinhe o computador a altura do seu rosto.

· No carro, deixe o banco em 90º, segure o volante com as duas mãos paralelas e flexionadas.

· Quando pegar um objeto pesado do chão, flexione os joelhos, traga o objeto em direção ao seu tronco e levante devagar.

· Nas atividades domésticas, coloque um apoio sob os pés. Se a atividade exigir muito tempo, alterne o peso do corpo de uma perna para outra.

Alongamentos
· Em pé, faça um movimento giratório com a cabeça, primeiro no sentido horário e depois no anti-horário.

· Em pé, coloque as mãos sobre a nuca e pressione a cabeça para baixo. Coloque o queixo no peito.

· Em pé, puxe a cabeça com uma das mãos, “mão esquerda colocada do lado direito da cabeça, traz a cabeça fazendo uma inclinação direita”, force o braço esquerdo na direção do chão.

· Em pé, com os joelhos semi flexionados e uma das mãos na cintura, levante a outra mão para cima e incline-se lateralmente.

· Deitado de barriga para cima mantenha um dos pés apoiados no chão. A outra perna esticada eleve em sua direção com ela estendida pegando com as duas mãos atrás do joelho, a ponta do pé apontando para a sua cabeça, force até sentir alongar a parte posterior de sua coxa.

Dr. Alexandre Guerra