Tenha uma boa noite de sono conhecendo a postura correta para dormir

Ter uma boa noite de sono não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo.
A pessoa que tem noites mal dormidas apresenta menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Uma das causas que podem afetar a noite de sono é a má postura. É muito comum algumas pessoas acordarem com dores no corpo e ainda mais cansadas que no dia anterior, isso pode ser um sinal de má postura durante o sono.

Dormimos em média oito horas e se não mantermos uma postura adequada vamos provocar o alongamento e encurtamento de determinados grupos musculares, que pode causar dor e levar até problemas mais sérios como “travar” ao levantar e hérnia de disco.

Dicas
• A postura ideal é de lado, com um travesseiro que deixe a cabeça em um ângulo de noventa graus em relação ao ombro, mantendo a cabeça reta.
• Use um travesseiro entre os joelhos e outro de menor tamanho para apoiar o braço que fica em cima, ou ainda pode abraçá-lo.
• Se dormir de barriga para cima use um travesseiro que sustente sua cabeça e um ou mais travesseiros embaixo dos joelhos. Nesta posição é ideal que a coluna fique totalmente apoiada no colchão, evitando acentuar a lordose lombar (a curva no final da coluna próxima do bumbum).
• Faça opção por colchão ortopédico ou anatômico que é o que melhor acomoda o corpo e mantém a coluna reta. Observe sempre; colchão duro demais deixa os músculos tensos e a coluna entorta, colchão muito mole o corpo não encontra sustentação e a coluna também fica torta.
• Quando o material cede é que está na hora de trocá-lo.

O que deve evitar
• Se o travesseiro estiver mais alto que a linha do ombro (travesseiro alto), a curvatura da coluna cervical fica acentuada. Exemplo: deitado sob o lado esquerdo do corpo; do lado do apoio da cabeça vai ocorrer um alongamento, do lado de cima, direito, ocorre um encurtamento.
• Dormir com o braço embaixo do travesseiro ou da cabeça pode causar má circulação, desvios posturais e bursite.
• Evite dormir de barriga para baixo.

Quando acordar antes de você pular da cama e sair atropelando o dia, reserve alguns minutos para se espreguiçar e alongar-se. Fazendo isso você prepara os músculos e a mente para enfrentar a correria e ganha disposição.
 

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