Ausculta

O tratamento osteopático se preocupa com todos os movimentos do corpo humano, desde o menor e mais simples até o mais complexo. Todos os sistemas do corpo humano podem ser avaliados através da ausculta: sistema cranial, visceral e músculo esquelético.

Ausculta é uma técnica global muito utilizada por terapeutas manuais para avaliação com o objetivo de identificar áreas de restrição no corpo. Quando uma área está doente ela perde a elasticidade dificultando os movimentos, os tecidos se tornam mais espessos e fibrosos afetando todo o corpo.

O diagnóstico feito através da ausculta é fundamentalmente da sensibilidade palpatória do terapeuta. Colocando a mão no paciente deixamos passivamente ela seguir o movimento, quando um tecido estiver tenso, restrito, a mão será atraída até ele. Cito, como exemplo, colocando a mão sobre um abdômen com cicatriz, a mão será atraída para ela porque a cicatriz cria um estado permanente de tensão e irritação mecânica por forçar os tecidos a friccionarem uns contra os outros, isto ao longo do tempo restringe o movimento.

É através da ausculta que localizamos a região patológica e identificamos a área de maior restrição para formar um diagnóstico, objetivando usar técnicas específicas para restabelecer quando possível a sua homeostase*.

*Homeostase é a propriedade de um sistema aberto, especialmente dos seres vivos, de regular o seu ambiente interno de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico, controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir dos termos gregos homeo, "similar" ou "igual", e stasis, "estático".

Fontes: Manipulação Visceral Jean Pierre Barral e Pierre Mercier, Apostilas do Institute Barral

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados