O ombro constitui a ligação entre o tronco e a mão, permitindo os gestos finos de preensão e esforços importantes como carregar, puxar, elevar e lançar.

Formado por várias articulações; esterno clavicular, acrômio clavicular, escapulo torácica e escapulo umeral, ele permite a qualidade do gesto. O ombro está condicionado ao peso do membro superior, a utilização das mãos, ação respiratória e a vascularização do pescoço e do membro superior.

Por ser uma articulação suspensa essa particularidade favorece o aparecimento de inúmeros problemas devido às lesões dos músculos.

A maior parte das dores do ombro é devida a lesão das estruturas periarticulares cápsulas, tendões e músculos, ou estruturas distantes como cervical, cotovelo, costelas etc.

Alguns problemas relacionados ao ombro

Osteopatia nos problemas do ombro

Tem como princípio investigar a origem do problema.

O tratamento osteopático é feito através de uma avaliação músculo esquelética, visceral e craniana, em outras palavras, podemos dizer que alguns dos problemas de saúde, como por exemplo, dor no ombro esquerdo pode ter origem visceral, sua causa pode estar no estomago./p>

Qualquer perda da mobilidade natural das articulações, ligamentos, músculos ou mesmo das vísceras pode provocar desequilíbrios no estado de saúde. Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada.

Se uma das partes está restrita, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde. O papel da Osteopatia é remover esses padrões de restrições, de forma que o corpo funcione corretamente.

Em determinados casos, o paciente atribui uma determinada dor a um tipo de problema que não corresponde à realidade de sua origem, depois de investigar com os recursos manuais que a Osteopatia oferece, traçamos um diagnostico, e determinamos as técnicas a serem utilizadas para sua solução.

A Osteopatia permite detectar e prevenir os problemas de saúde, restaurando o equilíbrio antes de surgir à doença.

O tratamento osteopático pode ajudar pessoas acometidas de dores indefinidas, que resultem de doença crônica ou lesão, doenças relacionadas ao trabalho (ex. tendinite, bursite), traumatismo de acidente ou lesões esportivas