Você acha que toda tontura ou vertigem é labirintite?

Conheça a VPPB

Tontura é um termo muitas vezes usado de forma equivocada para descrever sensações como desequilíbrio, náuseas, hipotensão, fraqueza, visão dupla, turvação visual, mal-estar, etc. A tontura verdadeira é aquela que se apresenta como uma falsa sensação de movimento próprio ou do ambiente, estando frequentemente associada a desequilíbrio e/ou enjoo.

A vertigem é um tipo de tontura que se caracteriza pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor. Esse tipo de desequilíbrio é mais intenso que a tontura simples e pode vir acompanhado de suor frio, náusea e vômitos.

O que é a VPPB (vertigem posicional paroxística benigna)?

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é um distúrbio do ouvido interno, que causa crises de vertigens desencadeadas por determinadas mudanças na posição da cabeça.

O ouvido possui três regiões anatômicas distintas — a parte externa, média e a interna – com duas diferentes funções: a audição e o equilíbrio corporal. Exceção feita ao pavilhão auditivo que se situa do lado de fora da cabeça, todas as outras estruturas do ouvido estão no osso temporal, localizado na lateral do crânio. A ocorrência da vertigem posicional paroxística benigna é habitualmente atribuída à presença de cristais de cálcio no interior do canal semicircular posterior, que é o mais inferior dos 3 canais do labirinto e o responsável pela detecção de aceleração linear da cabeça. A presença destes cristais altera o fluxo normal de líquido dentro do canal, levando a interpretações equivocadas do cérebro quando há movimentos do corpo, principalmente da cabeça.

A VPPB é classicamente desencadeada por movimentos específicos da cabeça, a explicação mais aceita para entender o mecanismo do distúrbio é que ele decorre do deslocamento de fragmentos danificados dos cristais de carbonato de cálcio existentes no utrículo, para os canais semicirculares, onde produzem uma irritação capaz de desencadear crises breves de tontura.

Sintomas

Em geral, o principal sintoma é a sensação falsa de rodopio que a pessoa realiza em torno de si mesma, ou a impressão de que o ambiente gira ao seu redor, essas vertigens costumam ser desencadeadas por mudanças bruscas na posição da cabeça, que o paciente consegue identificar.

Também são considerados sinais do distúrbio: náuseas, vômitos, perda do equilíbrio, instabilidade postural e o nistagmo, alteração do sistema vestibular que se caracteriza pela ocorrência de movimentos oscilatórios, rítmicos e involuntários de um ou dos dois olhos em várias direções, mesmo que a cabeça esteja completamente imóvel.

Faça Osteopatia, ela vai te ajudar na melhora dos sintomas.

Dr. Alexandre Guerra – Osteopatia