Uma das principais estruturas do pé durante a marcha o tendão tibial posterior pode causar muitas dores na região interna do tornozelo.

O uso excessivo do tendão é a causa mais freqüente desta lesão, os sintomas geralmente ocorrem após atividades físicas como caminhada, corrida, ou subir escadas, outras formas de aparecimento da dor podem ocorrer devido a trauma, torção interna (pronação) excessiva do tornozelo ou secundária a outras doenças.

O diagnóstico é feito pela presença de dor e edema imediatamente posterior ao maléolo medial, com dor à inversão do tornozelo contra-resistência ou eversão passiva

Com a progressão da doença ocorrem alterações no tendão, prejudicando sua capacidade de suportar o arco plantar, provocando um pé plano, também conhecido como “pé plano adquirido do adulto” porque é o tipo mais comum de pé plano desenvolvido durante a vida adulta, o que significa que tende a piorar quando não tratada corretamente.

Dicas

De atenção a sua postura. O pé é responsável por manter o nosso equilíbrio e, quando sofre algum problema e não tratado pode se transformar em muitos outros, atingindo a coluna vertebral e todo organismo.

De preferência por calçados com solado emborrachado.

Na pratica esportiva uso calçados confortáveis e específicos para atividade que for praticar.

Alongue-se globalmente.

Prevenir é o melhor remédio, com o problema instalado não deixe de tratar, pode piorar.

Tratamento Osteopatico

Quando não tratado adequadamente além dos problemas no próprio pé, pode gerar problemas na articulação do quadril (osso ilíaco e sacro), coluna e os joelhos podem sofrer devido ao novo mecanismo de funcionamento.

É imprescindível fazer as correções da articulação do pé e outros seguimentos, o tratamento Osteopático tem valor relevante nos problemas dos pés

 Benefícios

A Osteopatia permite detectar e prevenir os problemas de saúde, restaurando o equilíbrio antes de surgir à doença.

O tratamento osteopático pode ajudar pessoas acometidas de dores indefinidas, que resultem de doença crônica ou lesão, doenças relacionadas ao trabalho (ex. tendinite, bursite), traumatismo de acidente ou lesões esportivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *