Saúde também está relacionada ao seu pensamento

Você já se sentiu atolado em compromissos e incapaz de lidar com várias coisas ao mesmo tempo? Quem nunca teve vontade de jogar tudo para o alto e ir viajar?

Nesse exato momento milhões de pessoas sofrem o peso de uma descarga emocional terrível, ansiedade, estresse e depressão são as primeiras palavras de um imenso dicionário de problemas e transtornos emocionais.

Pensamento

Muitas coisas que fazemos, emoções que sentimos e doenças que sofremos têm sua origem nos pensamentos.

O ambiente (pessoas, lugares e circunstâncias), a personalidade (otimista ou pessimista, desconfiada ou confiante, falante ou calada, persistente ou inconstante, etc.) e as recordações e experiências vividas são as molas propulsoras dos pensamentos. Qualquer pessoa pode controlar os pensamentos e dirigir sua vontade para obter uma reação.

Com exceção das reações automáticas ou das ações repetidas por questão de hábito, o que fazemos tem origem nos pensamentos que vêm antes dos atos. De qualquer forma, todos somos donos de nossos pensamentos, com maior ou menor dificuldade, podemos nutri-los, dirigi-los, expandi-los, reduzi-los ou rejeitá-los.

Para evitar pensamentos impróprios, adote um estilo de vida orientado por princípios e valores universais, como honestidade, responsabilidade, justiça, respeito aos outros, integridade e veracidade.

Felicidade é uma opção

Alguns acreditam que a alegria e a felicidade são coisas do acaso, produto das circunstâncias ou sorte. No entanto, acima do imprevisível está a escolha pessoal. Ser feliz é uma opção.

Ser feliz e desfrutar a vida com alegria e otimismo é um objetivo desejável que vem por iniciativa própria e não de maneira casual.

O pensamento otimista é uma opção excelente para conservar a saúde mental e alcançar metas.

Observação: pessoas que tentam desenvolver essa rotina de pensamentos otimista e positivos como uma solução em si própria criam, às vezes, uma sobrecarga emocional e uma sensação de auto hipocrisia. A ideia principal é cultivar bons valores, como uma semente, e desenvolver um estilo de vida que cresça gradualmente nessa perspectiva.

Os que são guiados por esses ideais acabam nutrindo de forma natural, pensamentos otimistas e edificantes.

Texto adaptado do livro, O poder da esperança.

Dr. Alexandre Guerra – Osteopatia

www.posturaesaude.com.br