Whiplash ou chicote cervical

Whiplash ou popularmente conhecido como chicote cervical é um termo que se refere a uma lesão do pescoço causado quando ele de repente e/ou violentamente é sacudido em uma direção e, em seguida, em outra direção (movimento de hiperflexão/hiperextensão). Freqüentemente ocorrendo em acidentes automobilísticos o whiplash pode ocorrer na prática esportiva (boxe, esportes radicais, queda de cavalo), numa queda de costas batendo a cabeça e também em casos com bebês, o que caracteriza a síndrome do bebê sacudido.

Este movimento súbito e brusco, muitas vezes inesperado, pode causar vários danos à coluna cervical e ao resto do corpo, desde problemas ósseos, musculares, articulares, ou até desencadeador de muitas outras situações clínicas quando não tratado adequadamente.

Os principais sintomas podem aparecer de imediato, dias ou semanas depois do trauma como dores cervicais, rigidez no pescoço, dores dorsais, dores lombares e cefaléias. Outros sintomas como distúrbios posturais, tonturas, vertigens, zumbido nos ouvidos, perda dos reflexos e problemas viscerais também podem aparecer.

Osteopatia

A osteopatia tem papel relevante no tratamento do whiplash. Este trauma sofrido vai fazer com que o corpo se adapte a um novo estado, fazendo com que toda coluna compense para manter o equilíbrio do olhar preservando sua horizontalidade e equilíbrio. Com essa nova situação as dores poderão se multiplicar por todo o corpo e outros problemas próximos e a distância podem surgir.

Exemplo: em osteopatia quando diagnosticamos o whiplash temos uma impactação do osso occipital e muitas vezes do osso sacro (localizado na pelve), essas estruturas tem relações com outras estruturas e quando não liberadas através das técnicas osteopáticas muitos problemas podem se desencadear. No caso do osso sacro com a coluna lombar pode ocorrer dor nessa região ou até um mau funcionamento das vísceras em relação com essas estruturas.

Mesmo passado muitos anos as pessoas não associam suas queixas a esse tipo de trauma. Uma compensação na coluna dorsal que possa ter ocorrido devido ao whiplash nas vértebras torácicas 4, 5 e 6 que correspondem à inervação do estômago, podem ter conseqüências como: o sangue arterial terá mais dificuldade para chegar ao estômago, o retorno venoso mais lento assim como o linfático. Contudo não significa que o estômago esteja doente, mas com dificuldade no seu funcionamento, tornando-se mais vulnerável a enfermidade.

Objetivo do tratamento osteopático

Tem o objetivo de utilizar técnicas no alívio dos sintomas e reorganizar as estruturas em disfunção (disfunção osteopática), organizando todo o sistema, melhorando o funcionamento das estruturas musculoesquelético, craniana e visceral quando se fizer necessário.

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados