Ureter e sua importância

O ureter é um tubo com cerca de 26 a 29 cm de comprimento no homem adulto, sendo 1 cm mais curto na mulher. Faz parte das vias urinárias ligando a pelve renal até a bexiga.

Tem a função de impulsionar a urina até a bexiga através de contrações, mecanismo chamado peristalse (essas contrações são controladas principalmente pelo sistema nervoso parassimpático, nervo vago e centros parassimpáticos no sacro S2 – S4).

Transporte de urina

A urina é direcionada para os cálices e, através da pelve renal, para o ureter, seguindo em direção à bexiga; desta forma o refluxo de urina para os rins é impedido. Esse transporte de urina é um mecanismo ativo.

Caso ocorra algum problema nesse processo ativo de transporte (exemplo; cálculos renais, medicamentos que diminuam a atividade da musculatura do ureter) pode levar a inflamações na pelve renal devido ao refluxo de urina.

Áreas de estreitamento do ureter

• Saída do ureter da pelve renal.
• Cruzamento do ureter sobre a artéria ilíaca e o músculo psoas.
• Passagem do ureter no interior da parede da bexiga urinária.

A musculatura do ureter é fortemente desenvolvida, durante o transporte de um cálculo renal através do ureter, a forte contração dessa musculatura, que serve para a expulsão dos cálculos, pode ser motivo de dores muito intensas (cólicas renais/uretrais).
Infecções no ureter podem criar aderências entre o ureter e o peritônio posterior devido à relação entre os dois. Em jovens essas aderências podem levar a ter escolioses.

Objetivo do tratamento para ureter quando se faz necessário

• Identificar as restrições do ureter em relação a outros órgãos de sua relação.
• Reconhecer as três áreas de estreitamento. Freqüentemente é local de restrições de tecidos moles e retenção de cálculos.
• Quando as restrições são identificadas usamos técnicas manuais para melhorar sua mobilidade e viscoelasticidade.

Nota: esse texto não tem como objetivo se aprofundar nas patologias relacionadas ao ureter, apenas informar que essa estrutura faz parte da abordagem da manipulação visceral e é possível tratá-la melhorando sua função.
Uma pessoa com quadro agudo por cálculo é uma urgência médica, assim também os que têm alguma inflamação ou infecção também necessitam de ajuda médica.

Fonte: Prometheus e Apostilas do Instituto Barral

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados