Saiba como ocorrem as lesões nos meniscos

Três ossos articulam-se no joelho: fêmur, tíbia e patela, os meniscos são discos de fibrocartilagem interpostos na articulação femorotibial entre os côndilos do fêmur e a face articular da tíbia (platô tibial), cada joelho tem dois meniscos; medial (lado interno do joelho e lesado com maior freqüência), lateral (lado externo do joelho).

Função dos Meniscos

Tem como função distribuir a carga na superfície articular diminuindo a pressão sobre a cartilagem que recobre os ossos do joelho, participa da nutrição da cartilagem articular, auxilia na distribuição do líquido sinovial, na estabilidade secundária da articulação do joelho. (simplificando os meniscos funcionam como amortecedores).

Lesões dos Meniscos

As lesões mais freqüentes ocorrem nas praticas esportivas relacionadas a eventos traumáticos, como entorses ou movimentos bruscos (movimentos rotacionais com o pé fixo no chão), ou pessoas acima dos 50 anos podem apresentar alterações degenerativas causadas pelo desgaste natural, o que fragiliza a sua estrutura ficando mais susceptível a lesões por entorses mais leves (não relacionados à prática esportiva).

Podemos ter lesão meniscal associada à lesão ligamentar, muito comum.

Queixa principal

Os sintomas iniciais são de dor e derrame articular, com perda relativa de movimento (flexão e extensão).

Sintomas

  • Dor no momento da entorse pode ser acompanhada de sensação de estalido audível.
  • Bloqueio da movimentação do joelho (flexão/extensão, dobrar e esticar o joelho).
  • Dor aguda ao agachar-se.
  • Edema e derrame articular no joelho podem estar presentes.
  • Em casos mais graves a lesão meniscal bloqueia a articulação (lesão em alça de balde é cirúrgico).
  • Lesões em meniscos com alterações degenerativas, o quadro de dor pode não ser muito intenso no início e sim ir piorando progressivamente.

Diagnóstico

É feito através do exame clínico (história do paciente, testes específicos que facilitam a identificação da lesão e sua localização).

Exames complementares como Ressonância Magnética.

Tratamento

Pode ser conservador, Fisioterapia, nos casos que não necessitem de cirurgia, ou no pós-operatório.

O uso de medicamentos é mais usual em pacientes idosos com alteração degenerativa e sem sintomas mecânicos.

Osteopatia

A Osteopatia permite identificar quando a dor sentida é resultado de uma lesão local do joelho, ou um reflexo de disfunções em outras articulações. Muitas vezes uma disfunção no quadril, região lombar, tornozelo ou traumas antigos podem causar dores referidas, ou seja, o problema está à distância, mas a dor é sentida no joelho.

Através de um exame clínico minucioso, (anamnese, palpação e testes específicos são possíveis diferenciar a origem, qual tipo da lesão e tratar).

RPG

O RPG vai proporcionar uma melhor postura, alinhamento correto e reeducação do movimento.

Não fique sentindo dor, dor é sinal de que algo não vai bem. Problemas de joelho não tratados corretamente poderão dar recidivas.

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados