Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da quantidade de trabéculas ósseas e aumento do risco de fraturas.

Entenda o que acontece

Os ossos são formados por células que estão em constante processo de renovação. Essas células chamadas osteoclastos são encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas por ossos novos, os osteoblastos. Este processo é constante.

Com o tempo a absorção das células velhas aumenta e a formação de novas células diminui, tornando os ossos mais porosos e perdendo a resistência.

Sintomas

O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que seja.

Dor localizada na pelve e região lombar que acalma com repouso e aumenta na posição de pé, estar sentado ou andar.

As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras da coluna por compressão e as fraturas do colo do fêmur, punho e costelas. Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

Diagnóstico

Densitometria óssea possibilita medir a densidade mineral do osso na coluna lombar e no fêmur para compará-la com valores de referência pré-estabelecidos.

Tomografia computadorizada analisa os ossos da coluna baixa, estes são ossos que se modificam com a idade.

Ultra-som quantitativo utiliza ondas de som para medir a densidade no calcâneo, tornozelo e dedos.

Os resultados são classificados em três faixas de densidade decrescente: normal, osteopenia e osteoporose definida pela OMS.

Alguns fatores de risco de osteoporose

Como prevenir

Medidas de prevenção devem ser tomadas desde a infância e principalmente na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível.

A osteoporose pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Osteopatia

A Osteopatia pode ajudar nas conseqüências causadas pela osteoporose como alivio da dor e melhora da função.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *