Osteopatia uma aliada à prática esportiva

Toda pessoa que pratica atividade física, de qualquer modalidade, convive quase que regularmente com algum tipo de dor. A Osteopatia é eficaz para prevenir e aliviar dores nos músculos, tendões, ligamentos ou dores nevrálgicas.

Na maioria dos casos, a dor causa uma limitação de movimento, dificultando ou impossibilitado a prática do esporte. Com as técnicas que a Osteopatia oferece é possível ter uma melhora considerável ou até a solução total do problema, melhorando desempenho e qualidade de vida.


Princípios da Osteopatia

O corpo é um todo.
A causa de um mal pode estar longe de seu efeito.
As estruturas em harmonia permitem uma boa circulação.
Uma perturbação nas estruturas gera disfunções.
Para restabelecer perfeitamente um corpo, basta reequilibrar as estruturas e proporcionar uma nutrição adequada. Essa combinação é suficiente para ajudar a natureza a fazer o resto.

Todas as lesões osteoarticulares (com perda parcial ou total de movimentos), associadas à dor, têm indicação Osteopática. Entre elas:

  • Tendinites, epicondilites, distensões, contusões e contraturas.
  •  
  • Entorses de joelho, tornozelo, punho, etc.
  •  
  • Dor Ciática, lombalgias, dorsalgias e cervicalgias.
  •  
  • Periartrites de ombro, entre muitas outras.

 

 

Nessas categorias figuram os motivos mais freqüentes de dores relatadas por praticantes de atividades físicas. Porém, uma parcela significativa dessas dores e tensões é de origem secundária, ou seja, decorrente de problemas anteriores. Por exemplo: estados de stress ou posturas inadequadas ao longo do dia podem causar estes sintomas. Eles refletem uma má adaptação do organismo às condições que a vida impõe.


A prevenção é o melhor remédio!

Em geral, praticantes de atividade física procuram tratamento quando já têm algum tipo de problema (lesão). A prevenção é a solução para evitar as lesões, restabelecer a função articular e muscular, e diminuir as chances de fraturas e luxações.

A atividade física regular é sem dúvida uma das maiores aliadas à saúde global e à manutenção do bem estar físico e mental. Não podemos, contudo nos esquecer de que nosso corpo é a ferramenta com a qual exercemos nossas funções diárias e nos relacionamos com o mundo. Ele precisa estar funcionando em harmonia!

Não tenha receio de colocar seu corpo em movimento e usufruir os benefícios que são muitos.  Mas, respeite sempre os seus limites e procure orientação apropriada.

Se você já pratica ou pretende iniciar algum tipo de atividade física, informe-se sobre a Osteopatia. Ela pode ser uma grande aliada.

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados