Intestino delgado – Conhecendo um pouco desse órgão inteligente e muito importante para nossa saúde

O intestino delgado é fundamental para nossa vida, possui um sistema nervoso próprio conhecido como sistema nervoso entérico (SNE), altamente especializado para as funções intestinais esse órgão possui quase o mesmo numero de neurônios da nossa medula espinhal, sendo capaz de controlar o trato gastrointestinal mesmo que as conexões com o sistema nervoso central forem interrompidas. Devido a essa capacidade ficou conhecido como um órgão muito inteligente ou segundo cérebro, pois produz mais de 90% de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e papel vital na transmissão e processamento das informações e estímulos sensoriais através dos neurônios.

Medindo aproximadamente 6,5 metros de comprimento ele esta preso à parede abdominal posterior por um mesentério. Os mesentérios possibilitam uma grande quantidade de movimentos aos órgãos aos quais eles se prendem, e esse movimento permite que as vísceras funcionem adequadamente.

O intestino delgado é uma estrutura extremamente móvel e flexível, qualquer restrição causada por fibrose, aderências, espasmos intestinais e outros problemas causara uma tensão anormal, diminuindo o movimento normal e podendo comprometer o fluxo sanguíneo nessa área. É essencial uma boa mobilidade do intestino delgado para se ter uma boa digestão e bom funcionamento do sistema venoso que drena a pelve e os membros inferiores.

Além de problemas do próprio órgão, as relações anatômicas do intestino delgado podem causar problemas às estruturas músculo esqueléticas associadas; dores dorso lombares baixas entre D10 e L2, lombalgias agudas ou crônicas, dor ciática à esquerda (problema na circulação venosa) e dor articular nos membros inferiores. Exemplo; a raiz do mesentério está muito próxima da coluna lombar podendo fazer com que ela rode em bloco, uma tensão constante do intestino delgado e mesentério pode fazer o disco vertebral sofrer causando muita dor nessa região.

A manipulação visceral do intestino delgado aumentara a circulação de líquidos e levará à liberação dos espasmos dos esfíncteres e parede intestinal.

Dr. Alexandre Guerra

Osteopatia – Manipulação Visceral (Barral Institute)

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados