Entenda a diferença entre protusão discal e hérnia de disco. Saiba como a Osteopatia e RPG pode te ajudar.

Entenda a diferença entre Protrusão Discal e Hérnia de Disco

Formada por um conjunto de 33 vértebras desde a região do pescoço até a bacia, a coluna vertebral é separada por um DISCO INTERVERTEBRAL que age como um amortecedor (colchão de proteção) diminuindo o impacto das forças que atuam na coluna. Permite o movimento entre elas, impedindo que os ossos se raspem entre si.

O DISCO é formado pelo núcleo pulposo, na região central, e pelo anel fibroso na periferia. Esse disco é rico em água, que diminui com o passar do tempo, perdendo elasticidade e ficando mais estreito.

Define-se a hérnia como sendo a protrusão anormal de um órgão ou outra estrutura do corpo, através de um defeito ou uma abertura natural em um invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso. Portanto, toda hérnia é uma protrusão. Mas nem toda protrusão é uma hérnia. Para que se constitua em hérnia, a protrusão deve ir além da abertura natural do invólucro, cobertura, membrana, músculo ou osso; ou rompê-lo.

Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral, e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém.

Principais causas

Estão relacionados a vários fatores, como a má postura, esforços decorrentes de atividades físicas excessivas ou inadequadas, excesso de carga, obesidade, estrutura genética, acidentes, fatores psicológicos, psicossociais entre outros.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: dor, que pode ser aumentada pelo espasmo da musculatura local. Formigamento, quando ocorre compressão das raízes nervosas vertebrais causando irradiação para membros superiores e inferiores, podendo também afetar somente as extremidades pés ou mãos e déficit de força muscular.

Tanto a protrusão quanto a hérnia discal podem ser assintomáticas (sem dor), ou provocar dor leve até dor muito forte e incapacitante.

Como prevenir

A prevenção se faz com a manutenção de uma boa postura e com a prática de exercícios regulares, como alongamento e fortalecimento da musculatura abdominal e das costas. Evitar estar acima do peso, esforços sem preparo, ter ergonomia na sua vida diária.

Tratamento

A Osteopatia através de técnicas especificas atua na prevenção e no tratamento da protrusão ou hérnia de disco, melhorando a perda de movimento, as dores musculares ou nevrálgicas como a dor ciática.

Com a RPG é possível proporcionar ao paciente uma nova percepção corporal, melhorando o quadro doloroso por meio de aquisição de uma nova postura fortalecimento e alongamento muscular.

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados