O cotovelo é uma articulação intermediária do membro superior, ele permite aumentar ou diminuir a distância da mão até o corpo e permite levar à mão a boca para se alimentar. Para utilizarmos nossa mão no dia a dia, dependemos de um ombro e cotovelo móveis, estáveis e sem dor.

Composto por três ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir (dobrar) e estender. Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio (cabeça do rádio) encontra com o úmero. Este articulação secundária do cotovelo é a responsável por rodarmos nosso antebraço com a palma da mão para cima ou para baixo, qualquer limitação nessa articulação nos impede movimentos simples e básicos como de abrir ou fechar uma porta.

Causas das lesões do cotovelo

Podem-se distinguir duas classes de causas de lesões do cotovelo: causas diretas e indiretas

Causas diretas podem tratar-se:

Causas indiretas podem tratar-se:

Algumas patologias como a bursite olecraniana, epitrocleite (golfe), epicondilite lateral (cotovelo de tenista pode estar dentro dessas causas, direta ou indireta.

Tratamento

Para ter sucesso no tratamento é preciso fazer o diagnostico diferencial, entre uma dor do cotovelo local e de origem referida, investigar a origem do problema.

Osteopatia

A anamnese (interrogatório) permite buscar a etiologia da lesão, procurando inicialmente uma origem local. Fazemos testes, quando negativos buscamos uma causa a distância, nível do ombro, cervical, punho e até mesmo de origem visceral.

Não fique sentindo dor. Dor é sinal de que alguma coisa não vai bem, procure um profissional para orientação.