Dor de cabeça - Cefaléia Tensional

Um dos distúrbios de saúde mais comum no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, a dor de cabeça se desdobra em vários tipos. É a causa mais freqüente de dores recorrentes na sociedade moderna e fator importante de impacto nas atividades profissionais podendo levar o

individuo a incapacidade profissional.

A mais comum é a cefaléia tensional, ocasionada por tensão dos músculos do pescoço, nuca, base do crânio, face e costas.

Fatores como estresse, ansiedade e depressão são causadores e deflagram as crises de cefaléia tensional. Entre outras causas estão:

  • Postura inadequada por ficar muito tempo na mesma posição (exemplo: pessoas que ficam muito tempo de frente para o computador, frente à televisão);
  • problemas odontológicos de ATM e bruxismo (ATM = articulação temporo mandibular);
  • fadiga visual, congestão nasal, gripe e resfriado;
  • álcool e cafeína entre outros.

Sintomas

A cefaléia tensional manifesta-se geralmente de manhã ou às primeiras horas da tarde e pioram ao longo do dia, podendo durar de 30 minutos a sete dias. Muitas vezes, sente-se uma dor mantida e moderada sobre os olhos ou a nuca, ou então uma sensação de pressão forte (como uma fita apertada em volta da cabeça), que pode acompanhar a dor. Esta pode abranger toda a cabeça e por vezes irradiar para trás, para a nuca até os ombros. Diferente da enxaqueca que é uma dor latejante, quase sempre bilateral e espalhada.

Para distinguir as cefaléias tensionais das perturbações mais graves, avalia-se a duração da dor e como o doente a descreve quanto à sua localização, o que a provoca e o que a alivia e se está associada a outros sintomas, como enjôo, fraqueza, perturbações sensitivas ou inclusive febre. A dor de cabeça de aparecimento recente que acorda a pessoa, dor aguda, contínua, que aparece a seguir a um traumatismo craniano ou coincide com outros sintomas como formigamento, debilidade, falta de coordenação, alterações da visão, desmaios, falta de apetite, náuseas é muito provável que não seja uma cefaléia tensional, sendo necessária avaliação médica urgente.

Tratamento

Identificar os desencadeadores dessas dores ajuda a evitar as crises.

Com a Osteopatia é possível tratar as causas e sintomas da cefaléia tensional, ajudando pessoas acometidas dessas dores em estágio agudo ou crônico.

* Importante

A automedicação acarreta efeitos colaterais, confunde ou mascara os sintomas de doenças graves, manifestos nas dores de cabeça e também faz com que elas se tornem crônicas. Pessoas que tomam muito remédio, o cérebro se acomoda e vai pedir cada vez mais remédio, é o chamado efeito rebote.

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados