Capsulite adesiva ou "ombro congelado"

Capsulite Adesiva ou “Ombro congelado”

Muitas vezes confundida com outras patologias direta ou indiretamente relacionada às dores do ombro, como por exemplo, a tendinite e bursite. A capsulite adesiva ou “ombro congelado” é muito comum, causando muita dor e rigidez.

A CA é uma patologia mais freqüente no sexo feminino, na faixa dos 40 aos 60 anos. Trata-se de uma reação desconhecida do organismo pela medicina, que causa um intenso processo inflamatório da cápsula articular do ombro – membrana que envolve a articulação.

O primeiro e principal sintoma é a dor, que pode causar limitação de movimento, progredindo em três fases; a primeira chamada aguda ou hiperálgica, a segunda de enrijecimento ou “congelamento” da articulação, quando começa a haver limitação dos movimentos, como dificuldade para pentear os cabelos, coçar as costas, etc. Quando não tratada a tempo chega à última fase, a “fase do descongelamento” que pode deixar muitas sequelas. Nem sempre há dor, porém a limitação funcional torna-se permanente e em alguns casos pode levar de 12 a 24 meses.

A CA pode estar associada ao diabetes, especialmente naquelas pessoas que tomam insulina regularmente. Outras causas podem ser atribuídas a problemas locais na articulação, como depósitos de cálcio, tendinites ou mesmo à degeneração da articulação. Pode aparecer como conseqüência de um tempo de imobilização muito prolongado, como tratamento de algumas fraturas na região do ombro. Esta doença também é relacionada com problemas fora da articulação, como pós-operatórios de cirurgias cardíacas ou de mama, ou mesmo tumores como o de pulmão.

Tratamento Osteopático tem muito a oferecer

Tem como princípio investigar a origem do problema.

O tratamento osteopático é feito através de uma avaliação músculo esquelética, visceral e craniana. Em outras palavras, podemos dizer que alguns dos problemas de saúde, como por exemplo, dor no ombro esquerdo, pode ter origem visceral e sua causa pode estar no estomago.

Qualquer perda da mobilidade natural das articulações, ligamentos, músculos ou mesmo das vísceras pode provocar desequilíbrios no estado de saúde. Todas as partes do corpo funcionam juntas, de uma forma integrada.

Se uma das partes está restrita, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde. O papel da Osteopatia é remover esses padrões de restrições, de forma que o corpo funcione corretamente.

Em determinados casos, o paciente atribui uma determinada dor a um tipo de problema que não corresponde à realidade de sua origem. Depois de investigar com os recursos manuais que a Osteopatia oferece, traçamos um diagnóstico, e determinamos as técnicas a serem utilizadas para sua solução.

A Osteopatia permite detectar e prevenir os problemas de saúde, restaurando o equilíbrio antes de surgir a doença.

 

Bairro - Vl. Monumento - SP- São Paulo - telefone 11 3798-4739
© Copyright 2015 - www.posturaesaude.com.br alexandrebaleroniguerra@gmail.com - Todos os Direitos Reservados