Alongue-se diariamente

O que é Alongamento

São exercícios voltados para o aumento de flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.  O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade.

Quando fazer alongamentos?

Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e depois de atividades físicas.

A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois esses enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nessa posição num intervalo de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Benefícios

  • Auxiliam no desenvolvimento corporal, melhorando a postura.
  • Reduzem tensões provocadas por músculos encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares, principalmente em pessoas que se viciam em posições erradas no dia a dia.
  • Ativa circulação
  • Previne dores
  • Reduz ansiedade, estresse e fadiga.

Quem pode fazer

  • Deve ser feito por todas as pessoas em qualquer idade.
  • Pode ser realizada toda vez que sentir vontade, no trabalho, vendo TV, ou depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo.

Respiração

A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.

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