O estilo de vida atual torna as pessoas mais sedentárias do que no passado quando, ao experimentar vários tipos de brincadeiras, promoviam um maior equilíbrio entre a musculatura estática e dinâmica, evitando grandes retrações musculares e fixações das articulações.

Crianças e adultos tem uma grande tendência a desenvolver essas retrações e fixações, por causa do tempo em que permanecem exercendo apenas um tipo de postura, em sala de aula, na frente do computador, vídeo games, trabalhos domésticos, escritório entre outras atividades diárias. Mais tarde começam os problemas de coluna.

Os esportes mais praticados nem sempre são uma garantia de que não desenvolverão algum problema de coluna. Se o indivíduo praticar apenas um esporte durante um longo período pode também estar exposto a um desequilíbrio entre as cadeias musculares.

Alterações posturais são ocorrências significativamente presentes nas pessoas, daí a necessidade de avaliações periódicas desde cedo, para que comportamentos que possam causar ou agravar essas alterações sejam corrigidos preventivamente, e para evitar a prescrição de exercícios e esportes que possam vir a acentuar esses problemas.

A partir da avaliação de um profissional especializado, a família (para crianças) e você poderão ser melhor orientadas quanto às práticas preventivas e corretivas das quais poderá se beneficiar.

Com a supervisão deste especialista, é possível desenvolver programas de orientação e intervenção imediata na escola, trabalho e atividades físicas corretivas para os desequilíbrios posturais.

Pais, professores e empresas serão estimulados a conscientizar seus filhos e pares para a importância de bons hábitos posturais nas atividades rotineiras como, sentar à frente do computador, TV, nas carteiras da sala de aula, no transporte do material escolar, na realização das tarefas de casa, enfim, em todas as atividades diárias.

O trabalho preventivo é sempre o mais efetivo e o que traz resultados mais satisfatórios a longo prazo. Contudo, na presença da alteração já instalada e havendo a necessidade, procure um especialista para avaliação, tratamento e acompanhamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *